ESPERANTINÓPOLIS: Corpo de Bombeiros faz levantamento da situação após as enxurradas
Imediatamente após as enxurradas ocorridas em Esperantinópolis, nesta sexta-feira (17/03), o prefeito Aluisinho Carneiro deu inicio aos contatos com as autoridades estaduais, buscando minimizar os problemas das famílias afetadas pelas cheias e prevenir novos desastres.
O major Matos, comandante da 11ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares de Barra do Corda, que atende a região de Esperantinópolis, esteve com sua equipe no município visitando vários locais afetados, o que está gerando um relatório que será enviado ao Governo do Maranhão.
A visita teve também a finalidade de fazer um levantamento das ocorrências, mapear áreas de risco, levantar quantidade de pessoas desabrigadas e de vulnerabilidade, estruturas das pontes atingidas, além do aluguel social.
O prefeito Aluisinho disse que é importante a ação do Corpo de Bombeiros, para repassar experiência para a equipe do Município, para que possa trabalhar no sentido de evitar que catástrofes maiores possam acontecer, e na oportunidade agradeceu ao governador Carlos Brandão e ao comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, tenente Célio Roberto, por deslocar a equipe para atender a sua solicitação.
As equipes da gestão do prefeito Aluisinho continuam trabalhando para levar assistência às famílias afetadas em Esperantinópolis.
Decreto Estadual
Ainda na sexta-feira (17), o governador Carlos Brandão, anunciou nas suas redes sociais, que havia decretado situação de emergência nos municípios afetados pelas chuvas, como Esperantinópolis, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Pedreiras, Trizidela do Vale e outros.
"Assinei decreto declarando situação de emergência nos municípios do Maranhão em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, que causaram danos a várias comunidades. Com apoio da Defesa Civil, vamos prestar todo o auxílio necessário aos que foram afetados", twitou o governador CarlosBrandão.
Fotos: Alcy Nogueira e Rangel Bil - Prefeitura de Esperantinópolis/Comunicação