ESPERANTINÓPOLIS: Após enchentes, prefeito anuncia Decreto de Calamidade Pública
As chuvas torrenciais que caíram desde a noite desta quinta-feira (16), se estendendo até o final da manhã desta sexta-feira (17/03), ocasionaram alagamentos e prejuízos em várias cidades da região do Médio Mearim.
Em Esperantinópolis (MA), na sede do município aconteceram vários pontos de alagamentos e as enxurradas destruíram móveis em várias casas, além de causar muitos transtornos e destruição na infraestrutura da cidade; na zona rural, vários povoados foram atingidos pelas enchentes.
O prefeito Aluisinho Carneiro, já se prontificou a prestar ajuda às famílias e anunciou o decreto de calamidade pública no município de Esperantinópolis (MA). Em vídeo gravado durante as chuvas, próximo a uma ponte sobre o igarapé, no centro da cidade, o gestor falou das ações a serem tomadas.
“Estamos aqui neste momento, na ponte do Matadouro, mostrando como está o igarapé que corta a cidade. Vários pontos de alagamentos que levam a mais de mil pessoas neste momento a estarem desabrigadas em nossa cidade. Estamos colocando nosso município em estado de calamidade, para que a gente possa juntos, com os recursos que o município, disponíveis através do decreto, estar levando um conforto a mais para essa população que precisa muito desse abraço. Esperantinópolis está vivendo este momento que não é fácil, continua a chuva, mas com certeza, vamos estar juntos para que possamos aliviar um pouco dos problemas das famílias que estão desabrigadas”, afirmou o prefeito, em vídeo nas redes sociais.
Cortada por um igarapé, a cidade sofreu mais uma vez com as fortes chuvas, o que se agravou nos últimos anos, devido a construções irregulares de loteamentos, que aos poucos foram eliminando passagens naturais das águas, fazendo que que o fluxo passasse a ser maior em áreas antes não atingidas pelas enxurradas.