PEDREIRAS: Hospital Regional realiza Mutirão de cirurgias de catarata
Moradores da Região do Médio Mearim estão sendo beneficiados com um mutirão de triagem e cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras, que estão acontecendo nesta quarta e quinta-feira, (06 e 07), com o objetivo de reduzir a demanda da região por esse tipo de serviço e promover melhor qualidade de vida aos cidadãos.
A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMERSH), está fazendo a triagem para cirurgias de catarata e pterígio.
Nesta primeira fase estão realizadas 800 consultas e avaliações para diagnóstico de catarata, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e exames específicos como tonometria, mapeamento de retina, ceratometria, biometria ultrassonica, microscopia especular, ultrassonografia do globo ocular. posteriormente, os pacientes com recomendação médica de cirurgia serão operados.
O diretor geral do Hospital Regional, Dr. Frederico Cavalcante, ressaltou que o poder público estadual realiza frequentemente ações como essas para melhorar as condições de saúde da população maranhense. Ele informou ainda que as cirurgias serão realizadas nesta quinta (07), com uma segunda etapa nos dias 27 e 28 de julho, para poder atender a todos.
“Depois de dois anos de Pandemia sem a realização de cirurgias eletivas, há um aumento da demanda de cirurgias reprimidas. Temos 13 municípios da Regional de Saúde que estão sendo atendidas neste mutirão. O Governo do Estado vem fazendo ações concretas, para que a gente consiga reduzir o número de pessoas nas filas de cirurgias de catarata e pterígio”, disse Dr. Frederico.
Catarata
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.