PEDREIRAS: José Fernandes (Zeca) é homenageado pelo Tribunal Superior Eleitoral
A JE Mora ao Lado: colaborador revela situações que viveu como presidente de seção em Pedreiras (MA). José Fernandes passou por bons e maus momentos nas eleições e relata alguns episódios
José Fernandes Ribeiro, 59 anos, é morador da cidade de Pedreiras (MA), terra natal do poeta e cantor João do Vale, e exerce a função de presidente de seção eleitoral há 32 anos. Ele conta, com orgulho, as experiências que já viveu ao longo desse período como colaborador da Justiça Eleitoral na realização das eleições no país.
“Em cada eleição vivemos uma situação diferente da outra. Desde aqueles tempos do voto em cédulas de papel, temos vivido momentos bons e também inusitados”, destaca.
Eleitor e paciente
Um dos episódios lembrados por ele ocorreu quando determinado candidato a vereador levou até a seção um eleitor que o apoiava e que estava hospitalizado antes de votar. José Fernandes deu prioridade ao rapaz, mas teve que acomodá-lo em uma cadeira antes que ele pudesse seguir para a cabine de votação.
Como o eleitor anterior estava demorando a terminar o voto, José Fernandes foi verificar o estado do rapaz sentado e, segundo ele, quase caiu pra trás quando viu que o jovem estava sangrando na região do abdômen. Imediatamente pediu que outro auxiliar da Justiça Eleitoral levasse o rapaz de volta ao hospital. “Foi um momento desesperador. Mas agimos”, afirma
Bons momentos
Mas ele também tem boas lembranças acumuladas nas mais de três décadas de serviço à Justiça Eleitoral e ao Brasil. “Dias muito bons, de eleições tranquilas”, conta ele, ao relembrar episódios engraçados.
“Tem gente que vem votar fantasiada. Não uma fantasia fazendo propaganda de candidato, não. Mas fantasiada por estar alegre pela vontade de votar”, diz Fernandes, ao confessar que costuma animar as eleitoras e os eleitores que estão na fila.
“É o meu jeito. Animo todo mundo. Todos gostam. Faço uma festa com os eleitores e com os mesários também”, acrescenta.
Piririm Piririm
José Fernandes conta que, certa vez, atendeu uma senhora com mais de 80 que chegou para votar e ele comentou sobre o voto facultativo acima dos 70 anos.
“Sabe o que ela me disse? ‘Não, meu filho, eu gosto é de votar. Eu acho também bonitinha aquela zoadinha da urna: Piririm... Piririm...’ Isso é legal demais, pensei comigo, ao ver aquela senhora. Isso é muito gratificante para a gente”, finaliza o colaborador.
Série Mesários – A JE Mora ao Lado
Para celebrar os 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, data comemorada em 24 de fevereiro, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica, ao longo do ano, a série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos contam, por meio da experiência desses importantes colaboradores, a importância do mesário no processo eleitoral brasileiro.
A ideia desta série é reconhecer e valorizar o esforço de cidadãos anônimos que, a cada dois anos, doam tempo e trabalho para que o Brasil fortaleça o sistema democrático ao realizar eleições livres e confiáveis. O?objetivo da série é que os milhares de colaboradores espalhados pelo país se sintam homenageados e representados em cada história.
Fonte: TSE