PEDREIRAS: Projeto pretende minimizar quantidade de lixo que chega ao Rio Mearim
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras deu um passo importante para conter os impactos causados pelo lixo no Rio Mearim. Os técnicos da pasta em parceria com os Agentes Jovens Ambientais desenvolveram uma espécie de barreira ecológica com objetivo de minimizar a quantidade de lixo que chega ao Rio Mearim levado através dos igarapés.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aldeclei Farias, a barreira é totalmente sustentável, já que foi produzida com garrafas de plástico e com cordas apreendidas na campanha da Piracema, de redes que estavam fazendo pesca irregular.
"Aproveitamos o lixo descartado pela população para criar uma ferramenta que vai ajudar a filtrar o lixo que junta de todos os igarapés, especialmente do São Francisco, por cortar toda a cidade de Pedreiras, compondo, muitas vezes, o quintal das residências", diz.
A barreira será inicialmente colocada no encontro dos igarapés que fica entre o bairro Matadouro e o Pau Gelado, que ainda de acordo com Aldeclei, é onde se dá a união de todos os igarapés. " Com essa barreira nós queremos recolher o máximo de lixo possível antes que ele chegue ao Rio Mearim, e quem sabe, minimizar as enchentes", afirma.
Conscientização
A ação deverá ter resultados muito positivos, tendo em vista que se trata de algo mais concreto para a resolução deste grande problema que afeta diretamente o Rio Mearim, considerando que as várias campanhas de conscientização já realizadas nesta e em gestões anteriores não alcançaram resultados satisfatórios.
É importante ressaltar que a conscientização da população é um fator primordial, e mesmo com estas ações de contenção, o mais correto é não jogar lixo nos igarapés.
*com informações da Prefeitura de Pedreiras/ASCOM