Português (Brasil)

>>> PEDREIRAS: KATYANE LEITE EMITE NOTA REPUDIANDO DECLARAÇÃO DE VANESSA MAIA

>>> PEDREIRAS: KATYANE LEITE EMITE NOTA REPUDIANDO DECLARAÇÃO DE VANESSA MAIA

Compartilhe este conteúdo:

Após declarações da prefeita Vanessa Maia, em entrevista a uma emissora de rádio de Pedreiras, alegando despreparo dos servidores da Escola Municipal Janoca Maciel, diante do princípio de incêndio ocorrido naquela unidade de ensino, a vereadora Katyane Leite, que também é educadora, saiu em defesa dos profissionais da educação.

Em nota de repúdio à fala da prefeita e manifestando solidariedade ao corpo docente da Escola Janoca Maciel, a vereadora faz questionamentos quanto aos problemas de infraestrutura escolar do Município.

 

Confira a Nota:

 

Em entrevista na última quinta-feira, 09 de junho, a um programa local de rádio, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, disse a seguinte frase:

“Como a gente viu o que ocorreu na escola Janoca Maciel, o despreparo do corpo docente, dos profissionais em como lidar com aquela situação. Embora, que teve profissionais que deu tempo de ir para o lado de fora e fazer a filmagem, mas não deu tempo de ajudar as crianças a saírem da forma correta”.

Eu, como cidadã pedreirense, pedagoga, repudio a fala da gestora municipal e manifesto apoio aos gestores, corpo administrativo, docente e operacional da escola, extensivo aos demais profissionais de outras unidades, que passaram recentemente por situações congêneres.

Nós como figuras públicas precisamos ter a percepção que estes cargos que nos foram confiados não são para que os outros nos sirvam, mas sim o contrário. Nós devemos servir e trabalhar para que o povo de Pedreiras tenha mais qualidade de vida.

Uma prefeita chamar o “corpo docente de despreparado” nos dá a inquestionável certeza que há algo de muito errado nesta gestão.

 

INFRAESTRUTURA ESCOLAR EM XEQUE!

Uma coisa é uma escola pegar fogo - podendo ser tratado como um caso isolado. Preocupante, no entanto, é em menos de três anos, várias escolas desabarem, como muros e teto; outras pegarem fogo depois de reformas, aí é mais sério do que se imagina.

Então fica a pergunta: quem realmente é despreparada? São os docentes da nossa cidade?  - Certamente não!

Escola João Menezes (teto desabou); Escola Carlos Martins e Escola José Carvalho Branco – Povoado Pacas (muro desabou); Escola Raimundo Monteiro e Janoca Maciel (incêndio na parte elétrica) e outros incidentes escancaram o descuido da gestão com a infraestrutura e segurança escolar, que se reflete senão, na total insegurança dos alunos e, de maneira ainda maior, na dos educadores, cujo papel é educar, quando o município deveria tratar das outras partes.

 

PAPEL DO EDUCADOR NA ESCOLA!

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

 

DESCASO E DESRESPEITO DA GESTÃO MUNICIPAL!

Recentemente, fiz uma indicação verbal, no dia 10 de abril, um dia após o princípio de incêndio da escola, cuja matéria obteve aprovação unânime dos meus pares do Legislativo Municipal, solicitando ao executivo que proceda o Laudo de Habitabilidade, observando as condições de vivência nos ambientes escolares, suas funcionalidades, requisitos básicos de segurança, dentre outras observações pertinentes.

A nossa solicitação, a prefeita Vanessa Maia ignorou. Agora a gestora municipal quer jogar a culpa nos profissionais de educação? E a mea-culpa, porque ela não faz?

Minha solidariedade aos educadores, em especial às professoras e professores da Escola Janoca Maciel, quero dizer que sei da luta de vocês e conheço como cada uma de vocês trabalham e fazem milagres para levar uma educação de qualidade para os alunos da nossa cidade.

Espero que a prefeita reveja sua forma de pensar e entenda que ela está no cargo não para ser ovacionada, mas sim e somente, SERVIR.

 

Katyane Leite

Vereadora de Pedreiras

Compartilhe este conteúdo: