>>> MUTIRÃO DA CARATARA DE ESPERANTINÓPOLIS REALIZOU QUASE 500 CIRURGIAS
Numa parceria da Prefeitura de Esperantinópolis com o Governo do Maranhão foi realizado o mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio nos dias 23, 24 e 25, com atendimentos a pacientes de Esperantinópolis, Poção de Pedras e São Roberto.
A triagem foi realizada na última nesta quarta-feira (21/02), nos três municípios, e os pacientes que necessitavam de procedimento cirúrgico foram encaminhados para Esperantinópolis, polo do mutirão de cirurgias, instalado no Hospital Municipal Santa Marta.
Quase 500 cirurgias
Durante o Mutirão da Catarata e Pterígio de Esperantinópolis e Região, foram realizadas 491 cirurgias (Catarata: 117; Pterígio: 187; Reconstrução de Fornix: 187).
Foram realizadas ainda 431 consultas oftalmológicas; e 1.341 exames (Pressão arterial: 195; Glicose: 195; Tonometria: 382; mapeamento: 382; biomicroscopia: 382; Biometria: 195)
Um total de 78 cirurgias deixaram de ser realizadas por intercorrências e outros 49 pacientes realizaram consulta, porém, não retornaram para cirurgia.
Os atendimentos foram realizados pelos oftalmologistas Dr. Paulo Giacomin e Dra. Natália Giacomin, com o apoio dos instrumentadores Ruan, Geovana, Izama e Camila; dos circulantes Salviano, Andressa e Amanda; e de Rafael, responsável pelos exames, da equipe do Hospital Allume, de Imperatriz, com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Esperantinópolis.
O prefeito Aluisinho Carneiro considera que o mutirão foi um grande sucesso. “Tivemos um grande número de pessoas atendidas, com procedimentos cirúrgicos bem sucedidos, e queremos agradecer a todos os envolvidos nesta ação, para que esses benefícios chegassem à nossa população e dos municípios vizinhos. Temos certeza de que muitas vidas se transformam através dessas cirurgias e é isso que buscamos, a melhoria da qualidade de vida do nosso povo que tanto precisa dos nossos cuidados, especialmente na área da saúde”, disse.
O Mutirão da Catarata e Pterígio é uma parceria do Governo do Maranhão com as prefeituras, e nesta etapa do programa, Esperantinópolis será polo de cirurgias para atender também os municípios de São Roberto e Poção de Pedras.