PEDREIRAS: Na Saúde sai Marcilio Ximenes, entra Arilene
Após anúncio de desligamento do secretário de Saúde de Pedreiras, Marcílio Ximenes, feito no final do ano de 2022, a prefeita Vanessa Maia, anunciou a nova titular da pasta, a enfermeira Arilene Oliveira, que já exerceu a titularidade da Saúde no município de Trizidela do Vale, na gestão do ex-prefeito Fred Maia, esposo da atual prefeita pedreirense.
O anúncio aconteceu ainda na segunda-feira (02). Arilene tem muita experiência na gestão de saúde pública, tendo atuado em vários municípios e estava na coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras desde o início da gestão atual.
A saúde de Pedreiras está há muito tempo sob a mira do Ministério Público Federal por conta de supostos desvios de repasses oriundos do chamado Orçamento Secreto, tendo sido inclusive noticiado pela imprensa nacional, o escândalo das próteses dentárias.
Cidade dos Banguelas
“O festival de verbas criou situações esdrúxulas. Pedreiras, que fica a cinco horas de São Luís e tem 39 mil habitantes, informou que, no decorrer de 2021, realizou 540,6 mil exodontias, o nome técnico da extração dentária. Para chegar a tanto, Pedreiras teria que ter arrancado catorze dentes de cada morador. É quatro vezes mais exodontias do que fez toda a cidade de São Paulo. A roda não para: nos primeiros quatro meses deste ano, já foram mais 220,4 mil extrações – o que, feitas as contas, dá dezenove dentes extraídos por habitante, mais ou menos a metade da arcada dentária de todos os moradores. A prefeita Vanessa Maia (Solidariedade) é enfermeira de formação, usa aparelho dentário, tem um sorriso largo e, aparentemente, é uma exceção municipal: possui todos os dentes” dizia a reportagem da Revista Piauí, de julho de 2022.
Escândalo dos tratamentos pós-covid 19
“Pedreiras tem 39,2 mil habitantes e 6.701 casos de covid registrados desde 2020. De acordo com dados do SUS (Sistema Único de Saúde), o município diz ter realizado 138.377 terapias de reabilitação de janeiro a agosto deste ano — o que daria quase 9 sessões para cada habitante e 21 para cada caso da doença registrado na cidade.
É uma disparidade gigantesca se comparada com os tratamentos do restante do Brasil. O escândalo faz com que Pedreiras e outras 18 cidades do interior do Maranhão, uma região que registrou apenas 0,14% dos 34 milhões de casos de covid da pandemia, totalizem 1,1 milhão de atendimentos pós-covid no ano, enquanto todo o resto do Brasil notificou 200 mil terapias”, (extraído de publicação do site uol.com.br, de 24 de novembro de 2022.
Nos dois casos, as notas explicativas emitidas pela Prefeitura de Pedreiras não convenceram a população. O que é possível que tenha sido o principal motivo do desligamento do secretário Marcílio Ximenes, que deixa um grande problema nas mãos da atual secretária da pasta, Arilene Oliveira.