PEDREIRAS: Câmara Municipal aprova PL criando Semana da Pessoa com Deficiência
O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Katyane Leite (PTB), foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e agora vai para a sanção do Executivo.
Pedreiras deverá ter um a institucionalização da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Katyane Leite (PTB), foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (09), pela Câmara Municipal e agora vai para a sanção do Executivo.
De acordo com a justificativa do pleito, o projeto visa possibilitar a valorização, inclusão e participação das pessoas com deficiência na vida pública no âmbito do Município de Pedreiras, e deverá ser celebrado de 17 a 21 de setembro, anualmente, culminando no Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, já existente, em 21 de setembro.
Katyane ainda justifica no seu PL, que diversas cidades brasileiras já realizam neste período ações como palestras, workshops e sensibilização da sociedade quanto à questão dos direitos da pessoa com deficiência.
Ainda de acordo com o PL, 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 25% da população, em dados do IBGE/2019.
Assim a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência passaria a ser um período marcante com palestras, seminários, reuniões e outros eventos, com a finalidade de conscientização, inclusão e ações diversas buscando atender a este público específico, que tem diariamente muitos desafios por acessibilidade e inclusão social.
A sessão foi acompanhada por representantes de entidades que atuam na área como APAE e AMA.
Bandeira de Luta
“Eu recebi a missão de cuidar de dois filhos com deficiência. O mais velho, que hoje tem 17 anos, foi diagnosticado quando criança com paralisia cerebral triplegica; e o do meio (falecido aos 10 anos) com síndrome de dandy walker”, ressalta a vereadora Ketyane.
A parlamentar afirma que na sua vida foram muitos desafios para oferecer diariamente aos filhos sempre o melhor por acessibilidade e inclusão.
“Através da minha experiência passei a sentir as dores e dificuldades de outras famílias com o mesmo problema. Espero que a prefeita sancione a lei e o município passe a incentivar e implementar mais ações de prevenção e inclusão da pessoa com deficiência em todas as áreas”, finalizou a vereadora.