IFMA Pedreiras realiza aula inaugural da especialização em Informática na Educação
Aula inaugural aconteceu de forma híbrida na noite do dia 27 de fevereiro. 500 alunos em 7 polos serão beneficiados.
Na noite da última segunda-feira (27), o Instituto Federal do Maranhão Campus Pedreiras realizou a aula inaugural do curso de especialização em Informática na Educação, oferecido de forma EaD em 7 polos de ensino a distância do IFMA, com a oferta de 500 vagas. A aula aconteceu no auditório do Campus Pedreiras de forma híbrida, transmitida pelo canal do campus no YouTube.
Os alunos participantes estão distribuídos nos polos Pedreiras, Cururupu, Grajaú, Esperantinópolis, Buriticupu, São Roberto e Montes Altos.
O curso foi desenvolvido com base nas melhores práticas pedagógicas e tecnológicas, visando proporcionar uma formação de qualidade e com amplas possibilidades de aplicação prática.
A mesa diretiva virtual foi composta pelo reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o diretor-geral do campus Buriticupu, Vilson de Almeida Sousa e o prefeito da cidade de Esperantinópolis, Aluisio Carneiro Filho/ e de forma presencial, foi composta pelo diretor-geral do IFMA Campus Pedreiras, José Cardoso de Souza Filho, o coordenador do curso, Antônio José Araújo Lima, a diretora de desenvolvimento educacional do Campus, Andrea Serrão, o tutor do polo Montes Altos, William Carlos de Sousa, e a vereadora de Pedreiras, Katyane Leite, representando o poder legislativo municipal.
Para o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, a implantação do curso é uma política exitosa e salutar. “As prefeituras acreditaram no IFMA, que tem a capacidade de capilarizar essa educação. Agradeço ao deputado Pedro Lucas Fernandes, coordenador da bancada maranhense no congresso, que apoiou a proposta do curso. Temos mais de 99 polos de EAD espalhados pelo estado, estamos chegando à metade dos municípios maranhenses, e com este curso, damos continuidade à expansão da educação”, destacou o reitor.
O diretor-Geral do Campus Pedreiras, José Cardoso, comentou em seu discurso, da importância da democratização do conhecimento. “Somos a instituição de maior interiorização e inclusão social. Estamos cumprindo nosso compromisso em oferecer este curso, onde as novas tecnologias estão evoluindo e a escola precisa acompanhar. Fico feliz em contribuir com a educação do médio Mearim e todo o Maranhão. Estamos atendendo a um público que muito precisa de educação, oferecendo formação continuada para avançarmos, progredirmos e nos qualificarmos. Vamos fazer de tudo pra ter um curso de qualidade e que traga bons resultados”, afirmou.
O coordenador do curso, Antônio Lima, agradeceu o apoio de todos os servidores envolvidos, desejou as boas vindas aos alunos e “que vocês façam desse curso uma porta de entrada, pois depois deste, virão outros. Obrigado por escolher o curso e o Campus Pedreiras”, disse. A diretora de desenvolvimento educacional do Campus Pedreiras, Andrea Serrão, afirmou em seu discurso que “por meio da educação a gente transforma vidas, transforma realidades, e na modalidade a distância a gente alcança pessoas que não alcançaríamos. A educação precisa que nossos esforços sejam os melhores, e a expansão das oportunidades é o que a gente da rede pública precisa fomentar”, afirmou.
Após a as falas, a palestra “As ideias de Seymour Papert: situando o constucionismo” foi ministrada pela palestrante Miriam Brum Arguelho, doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FAED) e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.