Hospital Regional de Pedreiras faz acolhida especial para crianças que passarão por cirurgias
“É uma ação do Governo do Estado que tem como objetivo zerar demandas de cirurgias pediátricas nesta regional. Nós contamos com a parceria das secretarias de saúde dos treze municípios que compõem a Regional, que detectaram as necessidades e nos encaminharam”, disse Dr. Frederico Cavalcante, diretor geral do Hospital Regional de Pedreiras.
Amanhã, sexta-feira (15), será um dia de ação de cirurgias pediátricas no Hospital Regional Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras, mas as 16 crianças que passarão por procedimentos cirúrgicos variados já estão chegando na tarde desta quinta-feira (14), para dar entrada na internação.
No dia que antecede à cirurgia, normalmente o clima já é bastante tenso para as crianças e seus familiares nos ambientes frios dos hospitais, mas nesse caso o momento está bem diferente do que costuma ser.
Na tarde desta quinta-feira, a nossa reportagem esteve no Hospital Regional de Pedreiras para acompanhar o pré-cirúrgico destas crianças, e o que presenciamos já de chegada, foi um animado karaokê, com os pequenos cantando alegremente com as “tias” da unidade hospitalar.
Em outros cantos, alguns pintando, outros desenhando e outros apenas assistindo a tudo no aconchego colo dos pais, mas em nada parecia aquela ambientação de quem vai enfrentar uma cirurgia no dia seguinte.
“As atividades lúdicas servem para acolher as crianças, pois entendemos que devemos tratar as ações clínicas de forma humanizada, assim diminuiremos a ansiedade, o nível de estresse e o medo de passar por um procedimento cirúrgico”, esclarece Flávia Morgana, terapeuta ocupacional.
Há uma equipe multiprofissional dividida em etapas como: acolhimento das crianças, apoio aos familiares, buscando dar a todos a tranquilidade para atravessar o momento e propiciar uma melhor qualidade no atendimento.
“Explicamos o procedimento aos pais, pois sabemos que a maioria deles está aqui angustiada e eles se tornam assim codependentes, pois sofrem pela sua criança, então nosso trabalho tem também o objetivo de apoiá-los e tranquilizá-los”, ressalta Flávia Morgana, acrescentando que há na equipe psicopedagogos clínicos e profissionais de apoio diversos na realização das brincadeiras, até mesmo uma ‘designer’ pintando o rosto das crianças, com pinturas de heróis, flores e outras.
O ambiente é mesmo de brincadeira e alegria. Há um painel para fotos, nos corredores, balões enfeitando a entrada até as enfermarias, que também tem decoração com balões, pinturas e brinquedos.
“É uma ação do Governo do Estado que tem como objetivo zerar demandas de cirurgias pediátricas nesta regional. Nós contamos com a parceria das secretarias de saúde dos treze municípios que compõem a Regional, que detectaram as necessidades e nos encaminharam”, disse Dr. Frederico Cavalcante, diretor geral do Hospital Regional de Pedreiras.
Dr. Frederico, que é pediatra, fez então a avaliação de triagem que culminou com o total de 16 crianças que serão submetidas a cirurgias, todas serão realizadas amanhã.
“Além dos treze municípios da nossa regional, estamos recebendo ainda paciente de Conceição do Lago Açu, que embora não seja desta regional, está sendo recebida com todo o carinho, pois a nossa unidade é estadual e é determinação do nosso governador Carlos Brandão, que o atendimento seja igualitário independente do local de origem do paciente”, ressalta o diretor.
O Hospital Regional de Pedreiras é hoje uma unidade bem equipada, com profissionais da mais alta qualidade e competência, tem realizado ações como mutirões de cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, entre outras, e que vem se destacando pelo atendimento humanizado que presta à população da Região do Médio Mearim e de todo o Maranhão.