Hospital Dr. Walber Rodrigues realiza faz capacitação sobre resíduos de saúde
O cuidado do Hospital Dr. Walber Rodrigues da Cruz com seus profissionais e com os pacientes é um dos principais focos da administração da unidade, para isso são realizados frequentemente capacitações e atualizações técnicas para o bom funcionamento hospitalar, atendendo todas as exigências legais.
Nos dias 19 e 20 de maio, foi realizado o treinamento sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde – PGRSS, num trabalho em parceria com a empresa RC Oliver Consultoria, ministrado pela química industrial Rosana Carla, que também é especialista em engenharia ambiental e com grande experiência em tratamento de resíduos, que fez a aplicação do curso aos profissionais do Hospital Dr. Walber Rodrigues da Cruz.
“Temos a preocupação em manter nosso corpo técnico sempre atualizado e bem treinado, desta forma não apenas atendemos as exigências legais, como garantimos a qualificação dos nossos profissionais e a segurança dos nossos pacientes”, pontuou a diretora administrativa do HWRC, Inês Teixeira.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS é um programa integrante do processo de regularização dos estabelecimentos gerados de Resíduos de Serviços de Saúde, utilizando-se dos os princípios da não geração de resíduos e/ou minimização da sua geração, este programa aponta e descreve as ações relativas às boas práticas durante o manejo dos resíduos , observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente, assim como, a segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos. Esses procedimentos devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais.
“Nós temos o Programa de Gerenciamento de Resíduos no Serviço de Saúde e treinamos com frequência a nossa equipe para atuar de forma responsável, dentro da legislação, para assim, cuidar dos nossos colaboradores, pacientes e também do meio ambiente”, ressaltou o diretor-clínico, Dr. Walber Rodrigues.