Português (Brasil)

HOMENAGEM ESPECIAL: Raimundo Carneiro Corrêa - com todas as letras

HOMENAGEM ESPECIAL: Raimundo Carneiro Corrêa - com todas as letras

Compartilhe este conteúdo:

Nesse dia 07 de julho de 2022, o maior intelectual da história de Esperantinópolis, Raimundo Carneiro Corrêa, completa 82 anos de vida. Professor, escritor, historiador, um Poeta com “P” maiúsculo, um contador de histórias de sua “Terra da Esperança”. Um Mestre!

Sua história se embala e se confunde com a própria história de Esperantinópolis. E acredite, se há uma unanimidade naquele chão, se chama Raimundo Carneiro Corrêa, o “seu” Raimundinho.

Sua simplicidade destoa da grandeza de suas obras. Não ostenta seus conhecimentos e no seu olhar tímido não parece nem de longe o ilustre educador, o viril escritor, cujas obras já ultrapassaram as fronteiras do município que canta e decanta nas páginas de seus livros.

Nossas homenagens ao Mestre Raimundo Carneiro Corrêa, que carinhosamente chamo de Dom Raimundo.

“Conhecer o itinerário histórico e biográfico deste nobre escritor é viajar nas asas de seu primeiro amor, a cidade de Esperantinópolis, a pacata cidade, imbuída de vales e imponentes palmeirais. Assim, pode-se compreender que a contribuição a que Raimundinho Corrêa dá a vida do povo esperantinopense, estigmatizado por tantas situações, é ainda de um vislumbre de dias melhores de esperança, a que se carrega no nome da cidade

Como grande promotor da escrita literária, Raimundo Corrêa é membro decano da Academia Esperantinopense de Letras, a que sempre teve como menina dos seus olhos. Nesta arcádia instituição, agrega-se a 20 membros que para bem representar a cidade da esperança unem-se a cultivar e promover a literatura e escrita esperantinopense como cultura.

Em todos os seus escritos, impregna-se a sua essência de um escritor intencional, sua perspectiva emotiva, histórica e romântica a que marca a sua vida literária”, relata João Israel, em seu livro “RAIMUNDO CARNEIRO CORRÊA, EDUCADOR-ESCRITOR-PERSONALIDADE ESPERANTINOPENSE: UM GIRO POR SUA BIOGRAFIA”.

Raimundo Carneiro Corrêa, político, educador e escritor é autodidata, onde despontou para a vida em Esperantinópolis, interior do Maranhão, aos 07 de julho de 1940, sendo o quarto filho e caçula do casal Maria José Carneiro e Severino Corrêa, tendo como irmãos Zico Corrêa, Anísio Correa (in memoriam) e Aluísio Correa (in memoriam).

Foi trabalhador rural, habitando Boa Esperança, município de Barra do Corda (MA) em condições de estudos em escolas regulares, tornou-se leitor, encontrando nos livros a motivação de também ser escritor e educador.  Membro da Academia Esperantinopense de Letras, Cadeira nº 1, Patrono Olímpio Cruz.

Fundou escolas, criou a bandeira, o brasão e a letra do hino de Esperantinópolis... e escreveu livros:

Notas Históricas de Esperantinópolis; (1970); Noite dos Palmeirais (1973); Trincheira do Azul (1989), Crônicas; As Vaias da Galera 1994; Abril, Crônicas – 2010; Mandinga, Romance – 2013; Moendas e Fusos, Memórias – 2014; Sinos de Novembro, Poesia – 2018; Romanceiro dos Palmeirais, Contos – 2020.

* sua trajetória pode ser acompanhada pelo Insgtagram: @livrosderaimundocorrea

Parabéns, Dom Raimundo, com você aprendi a caminhar na direção certa. Esse “Dom” é de dom divino, da sua arte que enobrece a nossa querida Esperantinópolis.

 

Nilton Lee

jornalista

Compartilhe este conteúdo: