Português (Brasil)

Governo lança edital 2022.1 para Cartão Transporte Universitário

Governo lança edital 2022.1 para Cartão Transporte Universitário

Compartilhe este conteúdo:

Por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), o Governo do Estado lançou mais um edital para o programa Cartão Transporte Universitário, com a presença do vice-governador Carlos Brandão, nesta sexta-feira (18). A iniciativa foi instituída pela Lei nº 10.691 e pela MP nº 253/217. Desde então já foram realizadas cinco edições, e vem garantindo a permanência de estudantes nas aulas com a ajuda de custo que o programa proporciona. A cada semestre são concedidos, por meio de edital, o valor de R$ 800,00, correspondendo a um total de 2 mil benefícios ao ano.

Na edição 2022.1, a meta é atender 1.850 estudantes das redes de ensino público e privado de todo o Maranhão, além de alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Plenos, com investimento de R$ 1.480.000,00 (um mi quatrocentos e oitenta mil reais). 

A secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira, explicou mais sobre o programa. “O foco principal é garantir a transferência de renda ao estudante, que vai poder pagar a passagem dele, de ônibus ou van, para chegar à universidade”, disse. O cartão é direcionado a jovens maranhenses que fazem, diariamente, um percurso de 100 quilômetros somados ida e volta.

O vice-governador comentou sobre a importância da iniciativa para evitar a evasão universitária. "Nós detectamos que existia essa lacuna, essa dificuldade de deslocamento dos estudantes para as universidades e IEMAs. Portanto, foi instituído o Cartão Transporte Universitário, que permite o deslocamento em até 100 quilômetros para 1.800 beneficiários. A demanda é muito grande, são mais de cinco mil inscritos, então pretendemos ampliar o programa para atender mais pessoas", pontuou.

As inscrições iniciam no dia 21 de março pelo site transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br. Também serão lançados editais para alunos das unidades plenas do IEMA.

Compartilhe este conteúdo: