Português (Brasil)

ESPERANTINÓPOLIS: Prefeito Aluisinho inugura Centro de Apoio à Educação Inclusiva

ESPERANTINÓPOLIS: Prefeito Aluisinho inugura Centro de Apoio à Educação Inclusiva

Compartilhe este conteúdo:

Uma solenidade marcada pela emoção dos gestores, profissionais e pais de alunos. Assim foi a inauguração do Centro Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (CEMAE), em Esperantinópolis, nesta sexta-feira (10/03).

O CEMAE irá atender alunos especiais da Rede Municipal de Ensino e também de escolas particulares do município. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Simone Carneiro, são cerca de 80 alunos já diagnosticados e em torno de mais 80 sendo cadastrados, aguardando diagnóstico para iniciarem os atendimentos.

A diretora do CEMAE, Rosângela Soares, considera que se trata de um grande avanço para a educação inclusiva de Esperantinópolis. “Teremos aqui atendimentos com vários profissionais, como neuropediatra, psicólogas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudióloga, psicopedagogas e outros, que farão o acompanhamento destes alunos. Será um grande esforço, mas tenho certeza que vale muito à pena investir nestas crianças especiais e temos uma grande equipe de profissionais capacitados para isso”, ressaltou.

A primeira-dama, Cristina Carneiro, fez um pronunciamento muito emocionante e contou de sua luta com a filha mais velha, que é especial, e disse que está nesta luta há mais de 30 anos, sempre contando com o apoio do esposo e dos familiares, e afirmou que estava realizando um grande sonho que começou lá atrás, com a professora Sandra Ibiapino, que a ajudou na educação da filha, quando ainda nem se falava neste assunto.

Na ocasião foram apresentados os profissionais que atuação no Centro, e a mãe de uma aluna autista depôs sobre o momento. “Há quase um ano atrás, lá no Augusto Luna, fizemos um pedido ao nosso prefeito, e agora vemos a realização deste pedido, peço a Deus que abençoe e dê sabedoria para esta equipe neste trabalho árduo com os nossos filhos autistas”, disse Junilce Araújo.

O prefeito Aluisinho Carneiro, visivelmente emocionado, falou de sua convivência com a filha especial e afirmou que ele e Cristina aprenderam muito nesta convivência e se tornaram pessoas melhores, além disso, contou sobre o apoio dos familiares, fundamentais para o convívio.

“É um projeto que iniciamos com a Saúde e agora foi absorvida pela Educação, e se trata de algo muito especial, porque sabemos cada um que tem um filho especial se torna uma família especial, porque essas crianças transformam a nossa vida”, relatou o prefeito.

“Para mim, como gestor e como pai, estar inaugurando este Centro de Atendimento é algo muito especial, porque também ser pai e mãe filho especial passa por muita dificuldade, nós temos uma filha especial que já vai fazer 35 anos, então desde o primeiro dia de vida dela que acompanhamos, mas para as famílias de Esperantinópolis que não tinham esse acompanhamento, estamos entregando a elas toda uma equipe de profissionais que vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida não apenas dentro da sua casa, mas também no ambiente social na cidade, na escola, e assim, nosso propósito é entregar para as famílias o amor que temos pelos nossos filhos com esse olhar especial”, finalizou Aluisinho.

 

Fotos: Rangel Bil e Alcy Nogueira - Prefeitura de Esperantinópolis/Comunicação

Compartilhe este conteúdo: