Português (Brasil)

ESPERANTINÓPOLIS: Multidão vai às ruas em manifestação a favor dos contratados

ESPERANTINÓPOLIS: Multidão vai às ruas em manifestação a favor dos contratados

Compartilhe este conteúdo:

“Juntos somos gigantes”, a faixa do abre-alas conseguia exprimir todo o sentimento das milhares de pessoas que tomaram conta das ruas de Esperantinópolis na tarde desta segunda-feira (11).

Uma manifestação gigantesca com muita gente carregando faixas e cartazes com frases chamando atenção para o maior problema que os esperantinopenses estão vivenciando no momento, que é a possibilidade de perder seu emprego e os serviços públicos pararem de funcionar.

Logo no início da tarde as pessoas foram chegando aos poucos no Terminal Rodoviário, onde foi marcada a concentração da manifestação, e logo depois uma multidão se formava nos arredores, e de lá partiram, a pé, de moto, de carro, de bicicleta, chamando a atenção da população e por onde passava recebia o apoio de quem assistia ao movimento.

Organizada pelas pessoas afetadas com a medida, a movimentação teve muita adesão e transcorreu de forma pacífica. “A gente quer demonstrar nossa união, pois se perdermos nossos empregos, os serviços públicos vão parar e até o comércio vai sofrer um grande prejuízo”, disse um dos organizadores.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem e protesto contra os vereadores oposicionistas e pediam pela manutenção dos servidores contratados pela Prefeitura de Esperantinópolis, num movimento nunca visto antes na cidade, neste sentido.

Entenda o caso

Na última quarta-feira (06) foi enviada à Câmara Municipal de Esperantinópolis um Projeto de Lei de iniciativa do Executivo requerendo análise e aprovação de Lei para contratação temporária de excepcional interesse público. A matéria não obteve aprovação por parte dos seis vereadores que hoje compõem a bancada de oposição no município, o que culminou com pedidos de vistas por parte dos parlamentares governistas.

Com a não aprovação do PL, o município não pode contratar servidores para preencher vagas em várias áreas do serviço público municipal, levando a paralisação de muitas atividades e o descontentamento de centenas de servidores contratados, que perderam seus postos de trabalho.

A argumentação dos vereadores oposicionistas é que a administração precisa chamar excedentes de concurso público realizado no Município, mas a gestão se contrapõe a isso ressaltando que recorreu na justiça e que o município não teria suporte financeiro para atender a essa demanda.

Situação atual

Na noite deste domingo (10), o ex-prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria, pré-candidato a deputado estadual, ladeado por quatro dos seis vereadores da oposição, postou um vídeo nas redes sociais, reconhecendo o equívoco, garantindo que, após as vistas do PL, a bancada votará a favor da matéria.

Mesmo assim, os organizadores mantiveram a manifestação, que já vinha sendo programada, e o resultado foi as ruas de Esperantinópolis lotadas de gente, fazendo ou apoiando os protestos dos servidores (ou ex-serevidores).

Compartilhe este conteúdo: