ESPERANTINÓPOLIS: Câmara concede Moção de Apoio à Década da Agricultura Familiar
A Câmara Municipal de Esperantinópolis concedeu na sessão desta quarta-feira (01), Moção de Apoio à Década da Agricultura Familiar. Em todo o Maranhão, no Brasil e no mundo estão sendo realizados atos de lançamento da Década da Agricultura Familiar (2019-2028).
A Moção de Apoio do legislativo é fruto de uma articulação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Esperantinópolis, instituição que defende os direitos do homem do campo, e recentemente comemorou seus 50 anos de atuação na “Terra da Esperança”.
A Década da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está em consonância com o plano de ação global contra a fome e a pobreza - cujo objetivo é acabar com a fome no mundo até 2030.
Estruturada em 7 eixos, o plano de ação da Década da Agricultura Familiar (2019-2028) convoca governos e sociedade a repensar seus modos de vida, com vistas a trabalhar, coletivamente, na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais voltadas à criação de um ambiente propício e ao fortalecimento da agricultura familiar.
A Agricultura Familiar produz mais de 80% da comida mundial e ao mesmo tempo aumenta a sustentabilidade ambiental da agricultura, preserva e restaura a biodiversidade e os ecossistemas.
O presidente do STTR – Esperantinópolis, Antônio Raimundo, considera que a Moção de Apoio da Câmara Municipal é um grande incentivo das ações de conscientização quanto valorização da agricultura familiar no município.