Português (Brasil)

ELEIÇÕES: TRE faz contagem regressiva para primeiro turno no Maranhão

ELEIÇÕES: TRE faz contagem regressiva para primeiro turno no Maranhão

Compartilhe este conteúdo:

No dia 2 de outubro, 5 milhões 42 mil e 999 eleitoras e eleitores do Maranhão estão aptos a escolherem seus representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Eles votarão em 19.485 seções eleitorais de 5.854 locais de votação dos 217 municípios maranhenses. Nesse dia, estarão envolvidos 105 juízes e juízas de 105 zonas eleitorais, mais 31 magistrados que trabalharão nas juntas eleitorais especiais, 670 servidores, 594 técnicos terceirizados, mais de 70 mil mesários, todos imbuídos de preparar a eleição para que o eleitor possa exercer a cidadania.

O eleitorado maranhense é majoritariamente composto por mulheres, que correspondem a 51,72% do total. Já os homens somam 48,28% dos votantes.

 Neste ano serão utilizadas 19.485 urnas eletrônicas, sendo 7.989 urnas modelo 2020. Serão 61 postos avançados de transmissão - PAT, que possibilitam a transmissão direta dos dados dos locais de difícil acesso.

 Para coordenar as ações de segurança e gerenciar os potenciais riscos ao processo eleitoral de 2022 no âmbito da Justiça Eleitoral do Maranhão, já está instalado o Comitê de Segurança, que atua no período compreendido entre os 60 dias antes e os 15 dias após as eleições de outubro.

O Comitê é composto por 16 membros – incluindo a desembargadora Angela Salazar, o corregedor e vice-presidente do TRE-MA, José Luiz Oliveira de Almeida, e o diretor-geral do Regional, Hebert Leite –, além do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).  Ele coordena as ações de segurança relacionadas à execução das atividades constantes no planejamento das eleições; além de avaliar, previamente, os pedidos de reforços operacionais formulados pelos juízos eleitorais; e gerenciar os riscos envolvidos na preparação e realização das eleições, especialmente no que se refere a potenciais ameaças à segurança do processo eleitoral.

A Justiça Eleitoral lembra que o eleitor para votar precisa comparecer a seu local de votação portando documento oficial com foto e que é importante consultar o local de votação com antecedência.

 

A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-título (versão digital do título de eleitor); pelo site www.tre-ma.jus.br ou pelo número whatsapp (61)9637-1078. Há a opção ainda de ligar para o número 0800 098 5000

Compartilhe este conteúdo: