ASFALTO E PONTES: AVANÇOS DA GESTÃO DE ALUISINHO NA INFRAESTRUTURA DE ESPERANTINÓPOLIS
Tendo a infraestrutura como ponto forte da sua gestão, o prefeito Aluisinho Carneiro está fechando um ciclo com balanço extremamente positivo, transformando o município de Esperantinópolis, promovendo um crescimento nunca antes visto nos 70 anos da “Terra da Esperança”.
São exemplos desta força desenvolvimentista, a construção dos portais de entrada e saída da cidade, considerados dos mais bonitos do Maranhão; o asfaltamento da estrada ligando a sede ao Palmeiral, em que o município bancou toda a preparação para receber a camada asfáltica; a construção do Centro Comercial Pedro Carneiro, na Rua Getúlio Vargas, abrigando os ambulantes e mudando a paisagem urbana de Esperantinópolis, dentro muitas outras obras que são fatores de desenvolvimento e transformação.
Asfalto nos bairros e povoados
Em mais uma etapa, em outubro e novembro deste ano, foram asfaltados o povoado Sumauma, o Bairro Castelinho (Pela Galo) e a Avenida Natal Jovita, no Bairro Alvorada.
Nenhum povoado havia sido beneficiado com asfalto antes da gestão do prefeito Aluisinho Carneiro, que já tinha asfaltado Palmeiral, Giquiri, Bom Princípio, Verdun e Coroatá. Em outras etapas foram asfaltadas várias ruas da cidade.
Pontes de ferro e concreto
As antigas pontes de madeira, que se estragavam em pouco tempo e necessitavam de manutenção permanente estão sendo substituídas por novas estruturas seguras e duradouras, em base de aço e concreto, garantindo uma melhor trafegabilidade em todo o município.
Ao todo são nove pontes: Laranjal/Pé da Serra do Angelim, Centro do Ié, Jiquiri, São Raimundo do Jiquiri, Bom Princípio, Coroatá e Bela Vista, através de convênio com o Governo Federal; além da Ponte do Olímpio (Rua Cláudio Carneiro) e a outra no início da Rua Virotino Freire.
Em outras etapas, já haviam sido construídas no mesmo molde, as pontes do Palmeiral, da Rua Costa e Silva (próxima do antigo Bar Brasília), do Narciso Leite (Rua Getúlio Vargas) e a do Matadouro (Rua 7 de setembro).
“São obras que tem durabilidade de 100 anos ou mais, porque são estruturas bem construídas com material de qualidade e em ferro e concreto, o que dispensa a manutenção permanente que precisávamos fazer com as antigas pontes de madeira, portanto geram uma grande economia, além de melhorar a trafegabilidade, principalmente nos dias atuais em que o trânsito de grandes caminhões e carretas estão cada vez maior em nosso município”, argumentou o prefeito Aluisinho.