>>> VACINA NAS ESCOLAS: MINISTÉRIO DA SAÚDE DESTINA REPASSES
O Ministério da Saúde destinou 150 milhões de reais para estados e municípios como incentivo financeiro excepcional e temporário para custear ações de vacinação, incluindo a mobilização nas escolas. O Maranhão vai receber R$ 485,6 mil para o desenvolvimento de estratégias, além de R$ 7,7 milhões para 217 municípios do estado.
O calendário da vacinação nas escolas, pactuado com a representação de todos os estados e municípios em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) vai até 19 de abril. Os entes federativos podem optar por datas que julgarem mais oportunas para iniciar a mobilização.
A ação, realizada em conjunto pelos ministérios da Saúde e Educação, faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE). A ideia é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, menores de 15 anos, com todos os imunizantes ofertados na multivacinação infantil. Vacinas contra poliomielite, febre amarela, meningite ACWY e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) são alguns dos destaques para a faixa etária.
Confira o valor destinado para cada município da nossa região:
Bernardo do Mearim – 14 mil reais
Capinzal do Norte – 18,8 mil reais
Esperantinópolis – 24,8 mil reais
Igarapé Grande – 17,3 mil reais
Joselândia – 18,6 mil reais
Lago da Pedra – 44,3 mil reais
Lago do Junco – 23,4 mil reais
Lago dos Rodrigues – 16 mil reais
Lagoa Grande do Maranhão – 24,1 mil reais
Lima Campos – 19,5 mil reais
Pedreiras – 27,1 mil reais
Poção de Pedras – 31,1 mil reais
Presidente Dutra – 33,3 mil reais
São Raimundo do Doca Bezerra – 13,9 mil reais
São Roberto – 11,9 mil reais
Trizidela do Vale – 18,9 mil reais
Com base nos resultados de 2023, ofertar a aplicação de doses no ambiente escolar é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais. No ano passado, quase 4 mil cidades brasileiras adotaram a estratégia e viram resultados positivos, especialmente na vacina contra o HPV que teve aumento de 30% na cobertura em relação a 2022.