>>> PEDREIRAS: CHEIA DO RIO MEARIM CAUSAM PREOCUPAÇÃO, DEFESA CIVIL INICIA PROVIDÊNCIAS
O nível de água do rio Mearim está aumentando e o município de Pedreiras ligou o sinal de alerta. Um plano de contingência foi liderado pela prefeita Vanessa Maia para atender as famílias que forem atingidas pela cheia do rio Mearim devido às fortes chuvas.
A região próxima ao rio é considerada uma área de risco pelo poder público e é comum que inundações aconteçam durante o período chuvoso, destruindo casas e deixando famílias desabrigadas.
Vanessa Maia destacou que as equipes da prefeitura e os órgãos competentes devem estar atentos à situação. Além disso, definiu metas para que os abrigos estejam disponíveis para as pessoas que perderem seus lares.
O coordenador da defesa civil, Raí Brito, enfatizou que a atual barragem do Rio Flores está com alguns problemas, mas que um ofício já foi encaminhado para o Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS) para que providências sejam tomadas.
Na reunião, foi discutida a criação do sistema do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O capitão da cooperação de Bombeiros, Breno, ressaltou que ano passado vivenciou a cheia do rio Mearim e este ano estará mais uma vez à disposição para atuar junto às famílias.
Ao fim do encontro, a prefeita agradeceu a participação dos envolvidos e reiterou que todos devem dar a máxima atenção às famílias que podem sofrer com a cheia do rio Mearim. Vanessa Maia afirmou que como gestora. sua preocupação é atender às necessidades de todas as famílias, com o objetivo de minimizar o sofrimento de quem é atingido.
Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Pedreiras emitiu boletim de aferimento do Rio Mearim, que está com 6,00 metros. A gestão divulgou ainda telefones da Central de Acolhimento aos desabrigados.