>>> KATYANE LEITE PARTICIPA DO "MOVIMENTA MULHERES" E DEBATE OS DIREITOS E A FORÇA FEMININA
A vereadora pedreirense Katyane Leite tem se destacado nas lutas pela igualdade de gênero, sendo convidada para vários eventos em todo o Brasil. No último sábado (28/10), a parlamentar, que foi vítima de agressão durante sessão na Câmara Municipal de Pedreiras, participou de um grande encontro de lideranças femininas que movimentou a cidade de Bacabeira, no Auditório da Faculdade CESBA.
Com o tema: “Direito, Poder e Democracia”, o encontro debateu a importância das mulheres na política, reunindo nomes como a deputada estadual Daniella, a delegada Kazumi Tanaka, e de outras lideranças femininas do Maranhão.
Katyane Leite é pré-candidata a prefeita de Pedreiras e pretende disputar o pleito nas eleições municipais de 2024, estando bem posicionada na preferência de votos, segundo recentes pesquisas internas do seu partido feitas no município.
A vereadora ficou conhecida nacionalmente através da agressão que sofrera na Câmara Municipal de Pedreiras, em 2021. E entrou para a história como o primeiro caso tipificado em lei de violência política contra a mulher, ela enfatizou em seu discurso o quanto as mulheres precisam se unir para vencer as desigualdades.
“Sou exemplo de como a violência e o preconceito na política podem afetar os nossos sonhos, mas juntas somos mais fortes, precisamos buscar apoio no Congresso Nacional e Senado para que a lei de violência política de gênero tenha mais efetividade”, explanou a vereadora.
A organizadora do evento, Kellyane, agradeceu a presença de Katyane Leite destacando o quanto seu exemplo inspira outras mulheres. “Somos umas pelas outras, e a Katyane veio para somar e fortalecer nosso movimento. Vivenciamos um encontro extraordinário e recheado de temas importantes. O “Movimenta Mulheres: Direito, Poder e Democracia” foi a reunião de várias mulheres de várias regiões e representa mais uma página na luta feminina por igualdade de direitos”, disse.
A delegada da Policia Civil do Maranhão, Kazumi Tanaka, destacou a importância do evento. “Foi uma honra dividir a bancada desse evento com mulheres incríveis. Precisamos estar nesses lugares e usar a nossa fala em defesa dos interesses e direitos das mulheres”, enfatizou.