>>> ESPERANTINÓPOLIS: SINDICATO INICIA TRABALHO DE DESMEMBRAMENTO DE LOTES DO PA PALMEIRAL VIETNÃ
Uma luta pela posse definitiva da terra. Após 35 anos do Projeto de Assentamento (PA) Palmeiral Vietnã, finalmente iniciaram os trabalhos de desmembramento para que as 180 famílias possam receber as escrituras de suas terras.
O Sindicato dos Trabalhadores Ruais de Esperantinópolis, a empresa G A Projetos e Consultoria Ltda e Associação dos Trabalhadores Rurais de Palmeiral estiveram reunidos com agricultores familiares das comunidades Lagoinha, Remanso, Massapê e Palmeiral no início de maio deste ano, e na oportunidade foi discutido com os assentados da reforma agrária o georreferenciamento do P.A. Palmeiral Vietnã para o desmembramento do assentamento, ressaltando que a empresa executora havia sido autorizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
“São 38 famílias de Bom Princípio, 62 de Palmeiral e 80 de Coroatá. Muitas destas famílias estão há mais de 50 anos nestas terras, sendo que o P.A. foi instalado há 35 anos, em que eles estão como posseiros, mas a partir deste trabalho conseguiremos os títulos de posse, o que representa uma grande conquista da luta sindical em nosso município”, explanou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis, Antônio Raimundo (Noca).
Juntamente com as associações de Bom Princípio; de Centro do Coroatá; e de Palmeiral, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis, deu início ao trabalho de campo de desmembramento do assentamento Palmeiral Vietnã, com o intuito de beneficiar as 180 famílias com a escritura de suas terras.
“Estamos empreendendo um ritmo de trabalho muito forte e em apenas três dias já conseguimos fazer em 102 lotes. Vamos continuar o trabalho até finalizar e posteriormente vamos para a parte burocrática para a conclusão do processo”, explicou Noca.