Português (Brasil)

>>> ESPERANTINÓPOLIS: CEMAE É REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO DE AUTISMO

>>> ESPERANTINÓPOLIS: CEMAE É REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO DE AUTISMO

Compartilhe este conteúdo:

Inaugurado em março de 2023, o Centro Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (CEMAE), em Esperantinópolis, se tornou uma referência em atenção às pessoas com autismo e outras condições especiais.

É o recorte de uma ação governamental bem sucedida, que ao longo de seu primeiro ano de existência, já transformou a vida de muitas pessoas, as crianças e seus familiares, que as acompanham diariamente nas mais diversas atividades, ações e atendimentos.

Sensíveis às causas relacionadas à educação e à saúde especial, o prefeito Aluisinho Carneiro e a primeira-dama Cristina, levam de dentro de casa o exemplo da convivência e do amor, na representatividade da sua filha mais velha, de 35 anos de idade, cuja busca de apoio foi muito difícil à época de sua primeira infância, por não ter esse tipo de serviço no município.

Segundo a ciência, O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

São condições, atenções e acompanhamentos especializados que demandam tempo e recursos, fazendo com que muitos municípios não disponham deste serviço. Esperantinópolis é hoje um exemplo nesta área, e caminha para conquista de mais melhorias, a partir da inauguração da nova sede do CEMAE, que está em obras, cujas instalações serão ainda mais adequadas ao trabalho dos profissionais, ao atendimento e ao acompanhamento.

O CEMAE conta com um corpo de profissionais especializados, sendo três fonoaudiólogas; cinco psicopedagogas; quatro psicólogas; uma nutricionista; uma terapeuta ocupacional; uma assistente social; uma fisioterapeuta; um neuropediatra, além de equipes de apoio.

“Atendemos mais de 200 crianças com terapias e outros suportes familiares. Nesse mês de conscientização do autismo e comemorando um ano de CEMAE, o município vai implantar o serviço de realização de exame de eletroencefalograma, que ajudará ainda mais no diagnóstico de novos casos e no acompanhamento dos que já são atendidos pelos nossos serviços”, ressaltou a diretora Rosângela Soares.

Nesta terça-feira, 02 de abril, celebrando o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o prefeito Aluisinho e sua esposa Cristina visitaram o CEMAE, oportunidade em que conversaram com os profissionais, com os pais e interagiram com as crianças que se encontravam em atendimento. O prefeito publicou em suas redes sociais: “Hoje estamos comemorando um ano de atendimento do CEMAE, um excelente trabalho de toda equipe de profissionais compromissados em proporcionar um acolhimento as famílias do nosso município que tem filhos diagnosticados com autismo”.

Vídeo:

Pronunciamento do prefeito Aluisinho na inauguração, em 10 de março de 2023:

“Para mim, como gestor e como pai, estar inaugurando este Centro de Atendimento é algo muito especial, porque também ser pai e mãe filho especial passa por muita dificuldade, nós temos uma filha especial que já vai fazer 35 anos, então desde o primeiro dia de vida dela que acompanhamos, mas para as famílias de Esperantinópolis que não tinham esse acompanhamento, estamos entregando a elas toda uma equipe de profissionais que vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida não apenas dentro da sua casa, mas também no ambiente social na cidade, na escola, e assim, nosso propósito é entregar para as famílias o amor que temos pelos nossos filhos com esse olhar especial”, finalizou Aluisinho.

Compartilhe este conteúdo: