>>> AUMENTOS: TAXA DO DETRAN, ICMS, ÁGUA... MARANHÃO DE BRANDÃO É ASSIM
O governo do Maranhão está com muita fome e o povo está sentindo no bolso os aumentos de valores de taxas e serviços cobrados da população. Licenciamento de Veículos, ICMS, conta de água, tudo com aumento. Esse é o Maranhão do governador Carlos Brandão.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) colocou em vigor o aumento de 85,09% na taxa de licenciamento de veículo anual (CRLV), que vai passar de R$ 85 para R$ 157,33.
Quem tentou pagar a taxa ainda no valor antigo enfrentou problemas, já que o site do Detran estava fora do ar devido a uma “instabilidade na comunicação com o sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)”.
Além das taxas do Detran, começou a vigorar as novas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre uma série de itens e serviços no estado.
O governo do Maranhão aumentará o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em uma série de itens e categorias. O ICMS passará dos atuais 20% para 22%. O Estado já havia elevado o imposto de 18% para 20% em abril de 2023, depois da cobrança ser aprovada em 2022. O reajuste, portanto, será de 4 pontos percentuais de 2023 a 2024.
Outro órgão estadual que reajustou suas tarifas é Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). A Companhia confirmou aumento de 31,69% nas tarifas de água e esgoto nos municípios atendidos pela empresa.
Enquanto isso, o Maranhão continua um dos estados mais pobres do Brasil...