Português Italian English Spanish
Menu

ESPERANTINÓPOLIS: UM RAIO-X DAS OBRAS EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO


Quando um gestor entende que os detalhes são importantes é porque ele cuida com zelo do dinheiro público. O prefeito de Esperantinópolis, Aluisinho do Posto, tem demonstrado muito cuidado com pequenos detalhes das obras que o município está recebendo, e muitas vezes acrescenta recursos próprios do tesouro municipal para aprimorar obras conveniadas, e o resultado final tem sido reconhecido por todos: Aluisinho é o prefeito das obras bem cuidadas.

Com uma personalidade de homem trabalhador, logo cedo já começa sua peregrinação nas obras em andamento no município, em que é meticuloso com os detalhes, cobra dos empreiteiros e não abre mão da qualidade do que está sendo feito. “Com o dinheiro do povo não podemos brincar”, justifica.

Ao longo de dois dias, nossa reportagem visitou as obras que estão em andamento no município de Esperantinópolis. Pudemos constatar que as ações da gestão estão mudando a cara de muitos povoados e também da sede.

Em Bom Princípio, há um sentimento de “Antes e Depois” do prefeito Aluisinho. A comunidade recebeu pavimentação asfáltica com meio fio e sarjeta, no lugar de um antigo mercado abandonado e destroçado foi construída uma praça aconchegante com quiosques.

Ainda estão sendo reformadas a escola e a Unidade Básica de Saúde. “Hoje aqui parece uma cidade. Tem gente que foi embora daqui e está voltando, porque viu que está mudando, e para melhor. As estradas estão bem conservadas e as obras estão dando vida nova para os moradores”, afirma o professor Léo Jaime.

Ali na região de Bom Princípio, no povoado Macaúba, um antigo problema de falta de água está sendo resolvido com um poço artesiano e a instalação de um sistema de distribuição de água. Em Coroatá, logo os moradores estarão recebendo pavimentação asfáltica nas ruas do povoado (em fase de licitação).

Palmeiral

Comunidade Balneária, banhada pelo Rio Mearim e com um fluxo turístico bastante intenso, o Palmeiral já recebeu também pavimentação asfáltica nas ruas com meio fio e sarjeta. Estão em construção um Balneário na área beira-rio com uma grande estrutura para alavancar de vez o turismo local, já em fase bastante avançada.

Outra orla, desta vez em convênio com o Governo do Estado já está sendo iniciada no povoado, ampliando as opções de lazer do Balneário. São quiosques, área de lazer, quadra de areia e toda a infraestrutura para melhor receber os moradores e os visitantes.

Ainda em Palmeiral está sendo construído o Campo de Futebol, com alambrados ao redor, arquibancada lateral e bancos com coberturas para as equipes, o que fortalecerá mais ainda o esporte naquela comunidade.

A maior e mais aguardada obra está em de conclusão. A estrada ligando a sede do Município a Palmeiral está avançando, devendo ser concluída nos próximos dias. Um sonho dos moradores e turistas se tornando realidade.

Para isso, o prefeito Aluisinho empreendeu todos os esforços junto ao Governo do Estado, desta forma, Flávio Dino garantiu a massa asfáltica e a Prefeitura de Esperantinópolis fez a terraplanagem e toda a preparação para a colocação do asfalto, com recursos próprios. Uma parceria Estado/Município que está mudando a cara daquela região.

“Quero frisar aqui o apoio dos deputados Adelmo Soares e Pedro Lucas, do Rubens Jr., de Carlos Brandão e do governador Flávio Dino no empenho para o asfaltamento deste trecho do Bairro Jovitão ao Palmeiral”, disse o prefeito.

Toda a terraplanagem já foi feita e o asfaltamento está em pleno andamento, já tendo sido concluído mais de 2/3 das obras. O governador Flávio Dino estará em breve fazendo a inauguração ao lado do prefeito Aluisinho do Posto.

“É uma obra grandiosa, que estamos fazendo, já concluímos a terraplanagem, com custos de quase 1,5 milhão de reais, que é muito gasto considerando nossa arrecadação e o momento de dificuldades financeiras que o município vive hoje, mas com muita coragem e determinação já concluímos esta fase e o asfalto está avançando”, afirmou o prefeito Aluisinho.

Sumaúma e Centrão

Duas escolas dignas estão sendo construídas nestes povoados. Em Sumauma, a escola antiga já não proporciona estrutura para um ensino de qualidade. A escola foi aos poucos se deteriorando e alaga em tempos chuvosos, causando transtornos a alunos e trabalhadores da educação.

Breve a comunidade escolar do povoado estará recebendo uma escola nova com 04 salas de aula e estrutura ampla, que garantirá muito conforto para as atividades letivas, sendo que as obras já estão bastante avançadas. Já no povoado Centrão, as obras estão em fase inicial.

Sede do Município

Esperantinópolis é hoje um verdadeiro canteiro de obras e o que é melhor, obras de qualidade. O Terminal Rodoviário foi totalmente reformado e reaquequado, tudo com material de qualidade. “Aqui não foi só uma pintura, como era antigamente. É tudo novo. Portas, piso, cerâmica nas paredes, boxes todos reformados, a parte elétrica, hidráulica, tudo novo”, disse Alcy Nogueira, assessor da prefeitura.

Desde que foi construída, foram realizadas apenas reformas pontuais, desta vez o prefeito resolveu complementar a obra com a construção de uma praça com bancos, boa iluminação e arborização revitalizada, além de asfaltamento de todo o entorno e a colocação de uma placa luminária que chamou a atenção, e o resultado foi um novo “point” para a cidade. Antes era quase abandonada, agora é local de visitação e muita gente está comercializando espetinhos à noite no local, garantindo assim a sua renda.

Na entrada da cidade, um portal está em construção. Com 14 metros de altura, a placa de boas vindas aos visitantes será um marco desta gestão, cujas obras estão bem avançadas, logo estará fazendo a diferença na paisagem urbana de Esperantinópolis.

O asfaltamento do trecho entre o Estádio Municipal Vereador Zé e o Bairro Jovitão já foi concluído, dando fim à poeira e lama que entrecortavam aquela área da cidade, uma parceria com o apoio do deputado Antônio Pereira. A população do Jovitão não apenas saiu do isolamento como ainda ganhou um poço artesiano com capacidade de 80 mil litros/hora, que abastece todo o bairro e adjacências, zonas antes com sérios problemas de água.

O galpão do mercado veio abaixo há alguns anos, depois de ficar deteriorado com o passar dos tempos e por falta de manutenção, toda a estrutura veio abaixo, deixando os comerciantes que ali atuavam sem espaço para trabalhar. Um novo centro comercial, agora mais moderno e com 22 boxes estão sendo construídos no local para voltar a abrigar o comércio, desta vez com mais segurança e dignidade.

Outras obras

O Governo do Maranhão cedeu o antigo Colégio João Almeida para o município, que readequará o prédio para ser um Centro Administrativo, onde passarão a funcionar várias secretarias municipais, além do Gabinete do Prefeito. Já na área externa, o prefeito Aluisinho afirmou que construirá boxes para abrigar os vendedores ambulantes que hoje estão instalados na Rua Getúlio Vargas e arredores, em estruturas improvisadas para trabalharem.

O prédio da antiga coletoria estadual também foi cedido ao município, que reformado e readequado, será instalada a Secretaria Municipal de Assistência Social. “Ali estaremos melhorando a estrutura para dar um atendimento mais digno a quem precisa dos serviços sociais, que são centenas de pessoas atendidas diariamente”, disse o prefeito.

Próximo ao Estádio Municipal, a Academia de Saúde havia sido desativada, o prédio também foi cedido e já está sendo feita a reforma e readequação para abrigar o Pelotão da Polícia Militar em Esperantinópolis (obra em andamento).

Para finalizar nossa etapa de acompanhamento das obras em andamento pelo município de Esperantinópolis, visitamos a moderna e ampla escola para o ensino em Tempo Integral que está sendo construída no Bairro Santa Teresinha, com 12 salas de aula, administração, quadra de esporte, no padrão FNDE, no valor orçado de mais de 4 milhões de reais, que será um marco na educação do município.

São muitas obras já concluídas neste primeiro ano do segundo mandato do prefeito Aluisinho do Posto, que comprova a continuação de um projeto sério de gestão pública. “Ao todo são mais de 16 milhões de investimentos aplicados em Esperantinópolis, com a contratação de mão de obra local, fortalecendo a nossa economia e gerando emprego e renda”.

Recuperação de estradas vicinais

Já está licitada a recuperação de estradas de Serra do Jiquiri, passando pelo São Raimundo do Jiquiri, Jiquiri, Lago e Potó, saindo em Sumaúma, convênio de parceria com o deputado Pedro Lucas.

Recuperação de Jenipapo até a MA-012, continuando a conservação das estradas de todo o município com vistas a ter boas estradas no período chuvoso.

Será realizada ainda a recuperação da estrada ligando a MA-012 ao povoado Verdun, que também receberá asfaltamento das ruas, melhorando a qualidade de vida da população.

“É um trabalho que a gente vem fazendo em parcerias com o Governo Federal, através de emendas dos deputados Hildo Rocha e Pedro Lucas, e junto ao Governo do Estado, com a atuação dos deputados Antônio Pereira e Adelmo Soares, vimos atingindo metas muito importantes e conseguindo grandes melhorias para o nosso município”, ressalta o prefeito Aluisinho do Posto.

Com boas parcerias, apoio dos deputados, bom trânsito no Governo do Estado, mas acima de tudo, com muito compromisso e dedicação, Aluisinho do Posto segue seu segundo mandato tocando obras e mudando a história de Esperantinópolis. Hoje até mesmo os mais críticos de seu governo, reconhecem seu trabalho e respeitam sua gestão como produtiva, inovadora e fazendo jus à fama de prefeito das obras bem feitas, pois às vezes são nos pequenos detalhes que estão as grandes diferenças.

 

**NOSSOS AGRADECIMENTOS MUITO ESPECIAIS AO ALCY NOGUEIRA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE ESPERANTINÓPOLIS, QUE NOS ACOMPANHOU E CEDEU AS FOTOS PUBLICADAS NESTA REPORTAGEM

 Busque no site
 Mais acessadas
 Siga-nos
...