Português Italian English Spanish
Menu

HOSPITAL GERAL DE PERITORÓ COMEMORA NOVE ANOS COM INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO ESTADO


Referência para mais de 40 municípios da Região do Médio Mearim, o Hospital Geral de Peritoró completou, nesta segunda-feira (12), nove anos de funcionamento. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem recebido investimentos do Governo do Estado para que seja ampliada a capacidade de atendimento no hospital que atua como porta aberta para demandas de urgência e emergência, e ainda realiza consulta clínica, com atendimento de cirurgia geral e ortopédica.

“Ainda nesta semana, para celebrar o aniversário da unidade, voltaremos a realizar as cirurgias eletivas, bem como os mutirões de procedimentos oftalmológicos. Os investimentos do Governo do Estado no Hospital de Peritoró têm transformado a vida de muitas pessoas que moram na região e precisavam se deslocar a municípios mais distantes para ter acesso a assistência à saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que esteve na unidade para acompanhar os resultados do trabalho realizado.

O Hospital de Peritoró conta com 56 leitos, sendo 50 deles destinados para clínicas cirúrgica, ortopédica e pediátrica, e seis leitos para cuidados intensivos (UCI) para pacientes adultos. O hospital dispõe ainda de ambulância de suporte avançado de vida terrestre (USA), indispensável para o transporte de pacientes graves.

Dentre as melhorias implementadas na unidade está a escopia, técnica que possibilita a visualização de estruturas em movimento e em tempo real durante a realização do exame de radiologia, aumentando a precisão do diagnóstico pré-cirúrgico. As especialidades clínica geral e ortopedia são as mais procuradas na unidade de saúde. Em um mês, são mais de 11 mil consultas médicas de clínica geral e mais de 900 em ortopedia, sendo cerca de 100 cirurgias ortopédicas. A unidade oferece ainda exames de imagem e laboratoriais.

O diretor clínico do hospital, Ernani Castro, destaca que a unidade é fundamental na região. “É um dia de comemoração. Além dos serviços de ortopedia, anestesia e cirurgia geral, também temos ampliado a assistência para coleta de sangue e cirurgias oftalmológicas. Hoje e sempre, esta unidade estará de portas abertas para atender e servir as pessoas”, salientou.

Presente à solenidade de comemoração, o prefeito de Peritoró, José Pinho, agradeceu o compromisso do Governo do Estado com o município e a região. “O trabalho tem sido fundamental. Digo isso porque pegar uma rede hospitalar e ampliá-la e, ainda, em meio à crise e com poucos recursos, mostra a capacidade da gestão. Ficamos felizes, pois Peritoró não está de fora desses investimentos”, afirmou o gestor municipal.

 

Atendimento

Uma das pacientes beneficiadas com o retorno dos mutirões de procedimentos oftalmológicos é Beatriz Cavalcante, de 68 anos, que realizou a cirurgia de catarata. “Estava no aguardo dessa cirurgia. Eu estou muito feliz, pois vou poder voltar a ler com mais qualidade, inclusive a minha Bíblia, por isso eu agradeço a Deus, porque o dia de hoje chegou”, compartilhou.

Vítima de um acidente de trânsito, o jovem Cauã Linhares, de 15 anos, elogiou o serviço prestado pela equipe multiprofissional do hospital. “Eu estou gostando do atendimento dos médicos e das enfermeiras, todos estão sendo muito atenciosos”, destacou.

A mãe de Cauã, Marlinauva Linhares, de 31 anos, endossou a opinião do filho. “O atendimento está bom demais. Também sou trabalhadora da saúde e observo que aqui estão nos tratando super bem”, contou.

 

Enfrentamento à Covid-19

A unidade tem recebido pacientes com a Covid-19 para estabilização. Quatro leitos foram disponibilizados exclusivamente para o atendimento inicial do paciente, que pode ser encaminhado ao Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, ou ao Hospital Regional de Pedreiras. Desde março de 2020, quando se iniciou o enfrentamento à doença no Maranhão, a unidade já atendeu 825 pacientes.

 Busque no site
 Mais acessadas
 Siga-nos
...